A Prova de Exame de português de 9º Ano de 2018
Há já algum tempo que este blogue anda parado. Porque a sua autora tem andado muito ocupada a ser professora de muit@s alun@s... Foi um ano rico de tant@s, mas tant@s menin@s que por mim passaram. E finalmente o esperado exame chegou. Estamos preparad@s, disse-lhes eu. Trabalhamos tod@s bem.
E lá fomos, eles e eu....
Será que os enganei? Alguém nos enganou, isso é certo. Alguém nos anda a enganar neste mundo louco da Educação em Portugal.
E assim foi... ainda não consigo escrever tudo o que me passa pela cabeça e pelo coração. Isto não é só um trabalho, o de ser professora de português. É também uma paixão.
Porque amamos os livros, os textos, as palavras, os Poetas, as Poetizas, as Autoras...
E Estou chocada, revoltada e em profundo pasmo com a prova de exame de Português de 9 ano que põe em causa o nosso trabalho. Quem fez esta prova deve odiar-nos de morte. A nós professores e à literatura e língua portuguesa.
Há já algum tempo que este blogue anda parado. Porque a sua autora tem andado muito ocupada a ser professora de muit@s alun@s... Foi um ano rico de tant@s, mas tant@s menin@s que por mim passaram. E finalmente o esperado exame chegou. Estamos preparad@s, disse-lhes eu. Trabalhamos tod@s bem.
E lá fomos, eles e eu....
Será que os enganei? Alguém nos enganou, isso é certo. Alguém nos anda a enganar neste mundo louco da Educação em Portugal.
E assim foi... ainda não consigo escrever tudo o que me passa pela cabeça e pelo coração. Isto não é só um trabalho, o de ser professora de português. É também uma paixão.
Porque amamos os livros, os textos, as palavras, os Poetas, as Poetizas, as Autoras...
E Estou chocada, revoltada e em profundo pasmo com a prova de exame de Português de 9 ano que põe em causa o nosso trabalho. Quem fez esta prova deve odiar-nos de morte. A nós professores e à literatura e língua portuguesa.
Sobre o exame de português 9º ano
Para não vos maçar muito vou só contar-vos o que ensinamos
aos vossos filhos ao longo de um ano letivo em que eles têm 14 ou 15 anos:
Textos narrativos (podendo ser escolhidos por cada escola de
uma vasta lista de nomes de autores de século XIX e principalmente XX e XXI) Clarice
Lispector, Virgílio Ferreira, Saramago, Mia Couto, Steinbeck, Eça de Queirós,
textos que fomos escolhendo pelas mensagens que transmitem valores de
humanidade e valores humanos como a amizade, a solidariedade, a inveja, a solidão... o amor;
depois, "Os Lusíadas", nossa obra Maior, a nossa Epopeia, difícil, é certo, mas importante para fundamentar o conhecimento da nossa história e o Amor de um Poeta pela sua Pátria – assim se fala de Patriotismo, assim se explicam e se amam heróis nacionais;
depois uma obra de Gil Vicente – assim se explica a critica social as alegorias sociais e politicas, assim se explica o papel fundamental do teatro na cultura de um povo;
e finalmente, leituras de poemas de Poetas contemporâneos também podendo ser escolhidos pelas escolas de uma lista de petizas e poetas portugueses inquestionáveis com Sophia, Alegre, Pessoa, Jorge de Sena ou Herberto Hélder - assim se explica a sensibilidade e a beleza que reflectem as palavras e para que serve a poesia pela vida fora...
Algum destes valores, alguma destas noções foi perguntada aos alunos na prova de exame?
De toda esta variedade de textos dados e estudados nas aulas que reflectem a literatura e cultura portuguesas, o que escolheram os senhores que fazem a prova para testar os alunos e o trabalho dos professores?
depois, "Os Lusíadas", nossa obra Maior, a nossa Epopeia, difícil, é certo, mas importante para fundamentar o conhecimento da nossa história e o Amor de um Poeta pela sua Pátria – assim se fala de Patriotismo, assim se explicam e se amam heróis nacionais;
depois uma obra de Gil Vicente – assim se explica a critica social as alegorias sociais e politicas, assim se explica o papel fundamental do teatro na cultura de um povo;
e finalmente, leituras de poemas de Poetas contemporâneos também podendo ser escolhidos pelas escolas de uma lista de petizas e poetas portugueses inquestionáveis com Sophia, Alegre, Pessoa, Jorge de Sena ou Herberto Hélder - assim se explica a sensibilidade e a beleza que reflectem as palavras e para que serve a poesia pela vida fora...
Algum destes valores, alguma destas noções foi perguntada aos alunos na prova de exame?
De toda esta variedade de textos dados e estudados nas aulas que reflectem a literatura e cultura portuguesas, o que escolheram os senhores que fazem a prova para testar os alunos e o trabalho dos professores?
Sobre os Lusíadas – Obrigam-nos os programas e as malvadas “Metas
Curriculares “ a ensinar aos alunos cerca de 150 estrofes o que equivale a 9 ou
10 episódios das aventuras do nosso grande Herói Vasco da Gama e da nossa Grande
História de Portugal. Mas também, para embelezar a epopeia, aparecem os Deuses
(a Mitologia) Romanos que Camões introduz na sua Epopeia. Ora os alunos
conhecem os nomes de Vénus, Júpiter, Mercúrio, Marte e Baco, os deuses Romanos
que aparecem nos Lusíadas como personagens mitológicos e que ajudam ou
dificultam a vida dos nossos heróis.
São as partes Maravilhosas da Epopeia. Destas 150 estrofes, destes episódios todos, destas aventuras maravilhosas da nossas História, os senhores que fazem a prova decidem colocar apenas uma estrofe de os Lusíadas que se encontra no Episódio do Consílio dos Deuses e que faz parte do discurso do Deus Marte um dos deuses que tem menos protagonismo no desenrolar da acção e consequentemente, o personagem a que a maioria dosa alunos não se fixou com tanto entusiasmo como Vénus ou Baco (a Personagem que ajuda os nossos heróis e o Vilão) Meus senhores, estamos a falar de jovens de 14 anos, Certo? Os Lusíadas é uma Narrativa maravilhosa e é assim que eu a ensino!
São as partes Maravilhosas da Epopeia. Destas 150 estrofes, destes episódios todos, destas aventuras maravilhosas da nossas História, os senhores que fazem a prova decidem colocar apenas uma estrofe de os Lusíadas que se encontra no Episódio do Consílio dos Deuses e que faz parte do discurso do Deus Marte um dos deuses que tem menos protagonismo no desenrolar da acção e consequentemente, o personagem a que a maioria dosa alunos não se fixou com tanto entusiasmo como Vénus ou Baco (a Personagem que ajuda os nossos heróis e o Vilão) Meus senhores, estamos a falar de jovens de 14 anos, Certo? Os Lusíadas é uma Narrativa maravilhosa e é assim que eu a ensino!
Pede-se a identificação de uma única estrofe. Com poucas
pistas para acertar na personagem certa. De dificílima resposta, de frustração
enorme para os alunos que tinham feito os resumos de todos os episódios que
tinham estudado nas aulas e a quem este pormenor lhes podia ter escapado, pois
a identificação da única estrofe dada é muito difícil.
Segundo – o texto de Frederico Lourenço, A Ilíada de Homero
Adaptada para Jovens, embora muito bonito não é de leitura obrigatória, logo
não era conhecido pela maioria dos alunos. Trata-se de uma adaptação de uma outra epopeia, mas que
trata de grandes aventuras de heróis Mitológicos Gregos (com episódios da
Guerra de Tróia) e em que os Deuses Mitológicos surgem com os nomes em Grego
(ou seja Júpiter é o mesmo Deus que Zeus, Vénus é a mesma deusa que Afrodite, Hera
é Juno uns pertencem à mitologia Grega, outros à Mitologia Romana. (Fácil. não?).
Os meus alunos conseguiriam compreender estes nomes e estas historias
nas aulas, mas em situação de exame, ler este texto, responder a perguntas de interpretação
e ainda comparar este texto desconhecido com a estrofe dos Lusíadas que talvez
não tenham compreendido totalmente, parece-me algo retirado de uma cena de tortura em Pleno auge da Inquisição.
Terceiro – O célebre texto A – Teriam de o interpretar
apenas com respostas de escolha múltipla… o que lhes parece sempre fácil. Por
mais que lhes digamos que essas é que são as de rasteira…
Era um texto sobre o turismo na Grécia Antiga . (Antiguidade Clássica e Heranças Contemporâneas, Vol. I), mas a que propósito santo Deus?
Serão estes senhores que fazem estas provas castigados para sempre às labaredas do Inferno pelo Diabo de Gil Vicente? Mereciam, lá isso mereciam.
Deixo aqui apenas um excerto, lembrando mais uma vez que os alunos têm entre 14 e 15 anos:
Era um texto sobre o turismo na Grécia Antiga . (Antiguidade Clássica e Heranças Contemporâneas, Vol. I), mas a que propósito santo Deus?
Serão estes senhores que fazem estas provas castigados para sempre às labaredas do Inferno pelo Diabo de Gil Vicente? Mereciam, lá isso mereciam.
Deixo aqui apenas um excerto, lembrando mais uma vez que os alunos têm entre 14 e 15 anos:
“A estátua enigmática da deusa e a magnificência do seu
templo, que se tornou num centro de asilo e num tesouro, trouxeram-lhe grande
prestígio. Estes exemplos demonstram que, na Grécia antiga, a experiência do
turismo surge, desde os primórdios, associada à religião e ao património
artístico e arquitetónico. Na época helenística4, aparecem textos que descrevem
os espaços, edifícios e estátuas dos santuários e das cidades mais importantes. "
Ah, eles dão umas notas – explicam o que é helenística –
dizem que é - época helenística – período compreendido entre a morte de
Alexandre, o Grande, e a anexação da Grécia por Roma.
Devíamos exigir que a equipa que faz os exames de português
se explicasse. Afinal de contas estamos um ano inteiro a ensinar aos meninos e
meninas literatura, poesia, cultura e língua portuguesa, ensinamos o nosso
património com orgulho e paixão, para depois lhes pespegarem textos sobre o
turismo na Grécia Antiga, uma adaptação da Ilíada, que não deram e uma estrofe
dos Lusíadas quase indecifrável?
Tereza Lamy
Tereza Lamy
Complicado... Solidária, mas atenção, poetiSa, conCílio.
ResponderEliminar"poetiza", forma do verbo poetizar
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