Queimas das Fitas, “Moralismos” e Vídeos

A propósito de falsos moralismos que para ai circulam na net e nos jornais sobre o “comportamento dos jovens”. E “das Jovens”, principalmente.

Desta vez não venho falar de jovens adolescentes ou em idade escolar. Falo de jovens adultos e adultas universitários, muitos deles já inseridos no mercado de trabalho e cujas idades não estarão muito longe da das minhas leitoras e leitores. Estudam e divertem-se. E não são todos iguais nem “esta juventude está perdida”, que ando a ouvir esta frase há algumas décadas e ainda não vi nenhuma geração perder-se toda de uma vez só.

Cada geração teve os seus problemas GRAVES, por décadas. Foi a Guerra Colonial; foi a heroína, foi a SIDA, foi a cocaína; será o mau uso dado às redes Sociais e a devassa Pública nos dias de hoje.

Sobre o que me motiva hoje: A propósito de rios de tinta e de uns “jornalistas” e umas “cronistas” (inadmissível) que acusam algumas jovens, chegando ao cúmulo de chamar prostitutas a estas jovens de mostrarem as maminhas na semana académica.

Como sabe a “cronista” e já agora a sociedade toda estes factos?

Porque alguns grunhos mal formados, idiotas e maldosos se lembraram de filmar as colegas e espetar com os vídeos na internet, seguida da divulgação em “jornais” - facto que é CRIME.

As Semanas Académicas são eventos organizados pelas Associações de Estudantes das várias Faculdades Associadas, diferentes em cada Cidade. Nestas semanas decorrem também a Cerimónia de Queima das Fitas e Bênção das Pastas – cerimónia Oficial organizada em conjunto pelas Associações de Estudantes e Reitorias das Faculdades.
Durante esta semana as várias Universidades promovem palestras, debates e outras iniciativas de carácter cultural ou científico relacionadas com a especificidade dos seus cursos.

As Semanas Académicas em cada Cidade são grandes eventos de espectáculos de música organizados por jovens, patrocinados, bem divulgados, com acesso não só aos alunos Universitários como a outras pessoas que queiram assistir aos melhores músicos portugueses da actualidade. Há ainda em várias cidade noites temáticas, com Tunas Universitárias ou vários Géneros musicais.

Depois, insisto, em cada cidade, em cada recinto, cada Curso tem um espaço reservado para a sua Tenda onde pode vender bebidas ou comida com o objectivo de angariar fundos para a sua Associação de Estudantes. Podem vender álcool, sim senhor. São maiores de idade, estamos a falar de jovens adultos. E os adultos menos jovens, também podem lá ir assistir aos espectáculos e beber e comer. 

Podemos gostar ou não gostar do que cada Curso tem nas suas “tendas”. Estas actividades são integradas nas semanas académicas, mas são da responsabilidade das Associações de Estudantes de cada Curso e os jovens podem aderir ou não a essas tendas. Não fazem parte de “Praxes”, não são obrigados. Insisto, são jovens adultos, que deveriam ser colegas e proteger-se uns aos outros, divertindo-se e aproveitando da sua juventude que não dura para sempre.

Há excessos nestas semanas? Há. São jovens? São. São jovens adultos? São. Nós já fomos jovens? (eu fui… os tais cronistas, não sei)

O que não podem, nem os jovens, nem os menos jovens, nem ninguém é filmar, fotografar ou captar qualquer imagem de ninguém sem o seu consentimento. É crime no Decreto-Lei nº 48/95 de 15-03-1995 Do CÓDIGO PENAL -CAPÍTULO VII - Dos crimes contra a reserva da vida privada:
Artigo 192.º - Devassa da vida privada
“1 - Quem, sem consentimento e com intenção de devassar a vida privada das pessoas, designadamente a intimidade da vida familiar ou sexual:  a) Interceptar, gravar, registar, utilizar, transmitir ou divulgar conversa ou comunicação telefónica;  b) Captar, fotografar, filmar, registar ou divulgar imagem das pessoas (…)
(…)é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 240 dias.”

Agora o que não é crime nenhum é as Jovens Mulheres fazerem o que lhes apetecer na sua festa académica. Beberam demais? Talvez. São maiores de idade? São. Algumas já trabalham para sustentarem as suas propinas, organizam o seu orçamento, estudam e divertem-se? Sim. Mostraram as maminhas em público? Sim. E depois? Não fazemos topless na praia? Já lá vai o tempo em que o “Cabo do Mar” nos vinha mandar por o soutien nos anos  80. Somos donas do nosso corpo? Somos. Alguém tem alguma coisa a ver com isso? Não.

O que não podemos permitir, é que a imagem do corpo da Mulher seja captada em imagens e divulgada na Intenet SEM O SEU CONSENTIMENTO. Isso é que é crime, bem como a divulgação e propagação desses vídeos por “jornais” ou outras redes sociais.

Já chega de acusar as Mulheres de todo o mal do mundo. O que fazemos, devemos fazê-lo em consciência. Sabemos que há perigos, o que é publicado na internet fica para sempre. Mas não podemos viver no medo do que vão dizer de nós. Devemos denunciar, isso sim, se observarmos alguém a filmar, a fotografar sem autorização, a invadir o espaço de cada um.

Quem nunca fez asneiras na juventude ou “menos juventude” em festas sob o efeito do álcool, que atire a primeira pedra. Era bonito que todos os nossos disparates ficassem gravados para toda a nossa vida para milhares de pessoas serem testemunhas.

Rapazes e raparigas, Homens e Mulheres, está na altura de (nos) protegermos a todos do Voyeurismo das redes sociais, e recusarmos esta cultura da violação do nosso espaço. O que fazemos entre amigos, entre colegas, deve ficar aí mesmo. E denunciar a divulgação gratuita da vida alheia.

NOTA  - Algumas semanas académicas decorrem nos recintos das Universidades, em cidades mais pequenas, em grande cidade, fora das Universidades, por exemplo. Lisboa– Passeio Marítimo de Algés; Évora – Colégio Espirito Santo; Porto – Queimódromo – Estrada da Circunvalação; Coimbra – Bênção das astas – Igreja Sé Nova; Espectáculos – Parque da Canção, Santa Clara.
Basta fazer uma pesquisa básica e consultar os programas.


Comentários