A vida Intima da Mulheres

Saúde sexual Feminina / Sexologia
Gustav Klimt

Hoje falo da Vida Intima das Mulheres e de como a sociedade e os preconceitos ainda estigmatizam tudo o que gira à volta da sexualidade e da intimidade da Mulher.

Isto é um paradoxo, visto que na nossa sociedade as imagens que recebemos da publicidade, filmes, internet e outros meios de comunicação, erotizam a Mulher, utilizando o seu corpo desde uma idade muito jovem de uma forma sexual, sensual e erótica.

No entanto, estas imagens estereotipadas de Mulheres que obedecem a padrões de beleza padronizados e que respiram sensualidade, não correspondem à Mulher real, nem as múltiplas revistas que existem no mercado destinadas ao público feminino, nos seu inúmeros artigos sobre sexo e performance sexual trazem para a mesa indicações concretas e precisas da problemática da intimidade e da variedade de problemas que a Mulher pode sentir na sua sexualidade ao longo da sua vida.

Uma vida sexual e plena é fundamental para o contributo de uma vida feliz. Uma pessoa sexualmente insatisfeita consigo ou com a relação que tem pode trazer infelicidade profunda a si própria e ao casal.

A sexualidade Humana é uma das áreas mais complexas, ricas e belas do comportamento Humano, não só por englobar o conhecimento do corpo, emoções e sentimentos de cada um, mas também por tratar da relação e conexão de cada um de nos com o(s) outro(s).

A Sexologia é a área do conhecimento que trata do comportamento sexual do ser humano. É uma área da ciência relativamente recente, comparando com as outras áreas da medicina e ciências que estudam o comportamento humano, datando os primeiros estudos do final do século XIX. Trata-se de uma área de actuação interdisciplinar, que abrange:

 - Algumas áreas da medicina (andrologia, ginecologia e a anatomia dos órgãos sexuais)
 - Psicologia, sociologia e antropologia do comportamento sexual
 - Neurociências (o estudo da base da resposta sexual e a complexidade do comportamento sexual)
 - Psiquiatria (parafilias, assim como desordens que levam a inadequações)
 - A epidemiologia das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
 - A sexologia também toca questões mais amplas, como o conceito de saúde sexual, aborto, saúde pública, controle de natalidade, abuso sexual, entre outros.

Depois desta lista exaustiva, pode parecer que a Sexologia deveria ser uma área da saúde pública a que todas a todos deveríamos ter acesso natural e fácil. Mas não é o caso. Em Portugal as primeiras consultas de sexologia nos hospitais universitários datam de 1975. Só em 1984 é promulgada em Portugal uma lei que legisla a Educação Sexual e Planeamento Familiar. E a terapia sexual é introduzida em Portugal nos finais da década de 60, mas só na década de 90 começa a haver mais terapeutas nesta área.

Portanto, a maioria das Mulheres depois de verificarem a minha chek list acima mencionada, irão verificar que o Profissional de Saúde que mais próximo e mais acessível que têm ao seu dispor é o/a Ginecologista e o/a Psicólogo/a.

Quanto aos Ginecologistas, nem todos estão vocacionados, nem todos terão feito formação na área da Sexologia. A maioria das mulheres sabe que a consulta de rotina no seu Ginecologista ou no Médico de Família que faz Planeamento Familiar (o que foi uma enorme conquista nos Centros de Saúde) consiste em fazer o despiste do cancro do colo doo útero, despiste do cancro da mama, controle da contracepção usada e eventual tratamento de doenças do foro ginecológico.

O ginecologista não está vocacionado para perguntar – Como corre a sua vida sexual? Sente-se satisfeita com a performance sexual do seu parceiro? Costuma atingir o orgasmo numa relação sexual? Sente-se feliz e plena com o seu corpo e a sua sexualidade? Estas e outras questões ficam por perguntar e muitas vezes desejaríamos que fossem feitas para poder responder que nem tudo corre bem na vida íntima e sexual. E muitas vezes as queixas nesta área não são apresentadas ao médico por simples pudor, por se considerar que a questão de não se ser feliz na sua vida sexual não é importante.

E nem todos os psicólogos estão também vocacionados para responder a estas questões relacionadas com a intimidade e sexualidade de cada pessoa e do casal.

Todas as questões relacionadas com disfunções sexuais, sejam do Homem, sejam da Mulher, sejam do casal em relação a dois devem ser tomadas em conta e conversadas primeiro pelo casal.

Se o casal sente que há uma disfunção no Homem, poderão procurar médicos andrologistas ou urologistas. (caso de disfunções fisiológicas)

Mas se a intimidade do casal se perdeu, se a actividade sexual diminuiu, se a libido (desejo sexual) desapareceu, se a vontade de partilhar os corpos já não é uma prioridade e não se sabe onde redescobrir a sensualidade e o encanto do romance perdido, o melhor é consultar um terapeuta sexual, ou terapeuta de casal. Podem ainda optar por terapias holísticas, como a terapia tântrica. Deixo aqui vários terapeutas no meu blogue que recomendo.   

Outros artigos do blogue relacionados com o tema

Fazer Amor vs Fazer Sexo



Comentários