Homenagem aos Homens

(Dia do Pai, ou dia dos nossos Filhos Homens que um dia dia serão Pais)

Há coisas, inequivocamente que os homens fazem muito melhor que nós Mulheres:

A primeira é o facto de nascerem pequeninos, poderem ser nossos filhos e aprenderem as cores do mundo através do nosso olhar.

Depois, mesmo sem saberem ler, nem perceberem nada de psicanálise, apaixonam-se por nós absurdamente, tornando-se cavaleiros de espada de plástico em punho, lindos, sentados no alto do cavalinho Chicco.

Já quererem matar o pai, não é prerrogativa deles. Qualquer criança fêmea ou macho pode dar cabo de uma forte masculinidade, com duas semanas de noites mal dormidas…

A outra coisa é a agradável surpresa de poderem ter sido nossos pais e habitarem em nós para o resto das nossas vidas envoltos em magia e ternura
Alguns homens pais, guardam ainda as nossas memórias e perfumam-nas com o aroma a tabaco suave de cachimbo.

Os pais são os guardiões das memórias da nossa infância. 
Podemos sempre regressar a ela, quando nos aninhamos ao pé do nosso pai e pedimos – “Conta lá a história de quando eu era pequenina”.  

E os pais que sabem o que é ser pai, contam as histórias, trazendo até nós o amor da criança que fomos e que precisamos para a Mulher que somos. 

E os Pais que sabem o que é ser pai confortam o coração magoado de uma filha que já se torna em Mulher, dizendo – “Nenhum homem merece as tuas lágrimas”.

E às vezes os pais fazem a maldade de partir. Não é culpa deles, é a lei da vida e da morte. Mas nós ficamos zangadas com eles, porque nos morreram e com ele parece que parte de nós morre também.

Mas passada a zanga, perdoada a sua partida, percebemos que agora somos nós que guardamos as suas memórias.

E uma Mulher que tem no seu coração o amor do seu Pai, não precisará de ser a sua princesa, será uma Mulher Inteira, porque terá este porto de abrigo, este farol que estará consigo para sempre.

Comentários