Este post de hoje é para
os mais jovens. Vou falar um pouco de Métodos Anticonceptivos
- Mas apenas de alguns métodos,
que isto não é o centro de saúde. Os adultos estão dispensados desta seca,
porque já sabem tudo e não vale a pena revisão da matéria dada.
Aliás os jovens também já
sabem isto de cor e salteado. Enfim, é como tudo, há vários níveis de atenção
nas aulas…. Aqui há uns anos, numa das aulas em que iniciei o Plano de Educação
Sexual numa turma de 12º ano, para fazer um diagnóstico do que já se sabia,
perguntei, confiante das respostas
– Então que métodos anticonceptivos conhecem? – As respostas lá vieram. “Pílula, Diu, Implante, Preservativo”…
esgotavam-se as hipóteses até que um aluno lá atrás diz em voz bem alta- “Ah, e
aquele do “coito arrependido?”
Depois da gargalhada
geral, ele não ficou aborrecido, que é um bom rapaz, e eu lá consegui conter o riso
dizendo:
– “Ó filho, se não houvesse crianças nascidas por coito arrependido eu
já não tinha trabalho, que já tinham fechado metade das escolas”.
Lá comecei a
aula a explicar o “coito interrompido”, que era o que ele queria dizer e a
coisa começou bem. Por vezes basta quebrar o gelo com uma piada e um assunto muito
sério torna-se leve e assim ainda mais sério se aprende bem.
Todos os anos levam com
esta matérias nas aulas de ciências, biologia, sessões de esclarecimento e tal... As escolas chamam profissionais de saúde à escola, que numa infinita paciência
explicam com “power points”; dão folhetos explicativos (com sorte levam
preservativos e tudo) e estão ali nas escolas a explicar aos meninos os
chamados Métodos anticonceptivos ”.
Estes são cerca de 20, divididos em:
Naturais; de Barreira; Hormonais; Intra-uterinos; Permanentes; Alternativos… a
meio dos slides destas sessões cheios de nomes técnicos e desenhos complicados
já metade dos adolescentes estão a brincar com o telemóvel. (nem eu dou tanta gramática numa aula para
decorar!)
E tenho tanta esta
certeza, que eles não decoram aquela matéria toda, porque todos os anos eu tenho
pelo menos uma ou duas meninas grávidas na minha escola e “ Portugal tem a 8ª
maior taxa da UE de gravidez entre adolescentes.”(SIC Notícias, Janeiro 2013).
Agradeço a quem tenha dados
mais recentes, por favor, mos faça chegar.
Muitas destas meninas
levam a gravidez até ao fim, são acarinhadas e apoiadas nas escolas, chegam a
levar os seus “nenucos” às escolas, mas não conseguem prosseguir os estudos
muito mais que o 11º ou 12º anos. Outras interrompem a gravidez, processo que é
legal em Portugal “A IVG (interrupção voluntária de gravidez) poderá ser
realizada até às 10 semanas e 6 dias, implicando o consentimento informado do
encarregado de educação se a adolescente for menor de 16 anos.” (Ao abrigo da
lei 16/07), mas que lhes deixa marcas psicológicas por vezes muito graves.
Por isso vou falar apenas
de UM MÉTODO hoje, que estas aulas são uma seca, eu sei.
- Primeiro método (fui eu que inventei) –
Podem namorar, dar beijinhos, festinhas, tocar os corpos um dos outro, sentir,
amarem-se muito, sentirem a pele nua, até que um dos dois diga: STOP, ou NÃO (é a mesma coisa). Aí, mesmo que o outro queira continuar a “curtição”, acabou-se.
Um “não”, quer dizer “eu estava a gostar muito, mas a partir de agora já não
estou a sentir-me confortável. Já não estou a gostar, quero parar”. O outro
respeita e parou. Isto é válido para Rapaz / rapariga, ou rapariga / Rapariga
ou rapaz / rapaz. (Falaremos de identificação e orientação sexual noutra aula).
Vamos falar dos rapazes –
Bora “stora”, “Somos os maiores, dizem eles, sempre” - Na adolescência os
rapazes estão numa fase hormonal em que a Testosterona, hormona masculina, exerce
um papel muito importante na boa disposição, força muscular, excitação e
orgasmo. Na adolescência esta hormona faz-se sentir com muita potência, logo a sua
forte presença no homem explica a grande apetência sexual que lhes é
característica. (Risos dos rapazes para as meninas de como quem diz.. Tão a
ver, tão a ver?)
Vamos falar das Raparigas
– Com o aparecimento da menstruação (a 1º menstruação chama-se Menarca) que é
uma fase muito linda da vida de uma menina, surge a hormona chamada estrogénio,
hormona feminina, por excelência, produzido pelos ovários, e a Progesterona que
é, segregada após, cada ovulação e que influencia o humor, propicia o aparecimento
de acne e equilibra os estrogénios. Logo, se cada Mulher tem um ciclo menstrual
de 28 em 28 dias, estas duas hormonas influenciam o seu estado físico e
emocional, deixando-a instável durante esses 28 dias. É preciso conhecer a fase
do ciclo em que cada mulher está para a compreender. Aqui as meninas sorriem
para os rapazes e sentem-se as Maiores – “Viram, como somos giras? Somos
diferentes, originais, imprevisíveis…” Eu concordo com elas, obviamente!
Assim sendo, na relação
amorosa, os rapazes estão prontos para o acto sexual completo e rápido e muitas
vezes. As meninas, embora as suas hormonas e os seus órgãos internos estejam
prontos para que o seu corpo já possa acolher um bebé, o seu estado emocional
ainda não está preparado, nem para ser mãe, nem para muitas vezes ter uma
relação sexual completa, ou seja com penetração.
Por isso, existem as caricias mútuas,
a masturbação mútua ou própria e satisfatória para ambos. Isto não significa
abstinência. Significa respeitarem o corpo um do outro, o tempo que cada um precisa
para que o acto amoroso seja bonito, em harmonia e no seu devido tempo.
O mais importante é que são
todos diferentes e cada um tem o seu tempo. Quando os alunos me perguntam –
qual é a melhor idade para iniciar as relações sexuais? Eu respondo:
- Aos 40. Nessa altura já
têm casa própria e não vão incomodar os vossos pais.
Prometo explicar os
outros num próximo post.
NOTA - Caso queiram podem
deixar questões na caixa das perguntas (comentários do blogue ou mensagem
privada do facebook)
O texto está ótimo, bom trabalho stora 😃
ResponderEliminarObrigada querid@ alun@. Espero que vos ajude um bocadinho na vossa vida de adolescentes, que não é fácil, eu sei. Mas que é uma das alturas mais divertidas da vida, prometo que é. :-)
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