É Menino Ou Menina??? A Caixa

Vivemos no sec XXI na europa, mundo civilizado, onde as meninas e meninos vão à escola, aprendem as mesmas matérias, podem entrar nas mesmas faculdades, podem até ter os mesmos empregos… meninas e meninos podem ter e fazer tudo igual… podem?

As minhas alunas meninas, (vivo numa zona semi rural, semi urbana) contam-me que lá em casa ouvem assim: - o teu irmão pode sair com os amigos à noite, tu não, que és rapariga; - vai ajudar a mãe a fazer o jantar que o mano foi ali ao café ter com os amigos enquanto “o comer” não está pronto; “tu achas que isso são modos de uma rapariga se vestir? De umbigo à mostra? O teu irmão pode usar as calças para baixo, é homem…”; se não aprendes a cozinhar não arranjas marido; o que vão pensar os vizinhos se te virem com esse rapaz à noite aí na rua?”; “ o teu irmão pode ter namoradas à vontade, isso é de macho, tu vê lá se andas aí nas bocas do mundo!” Filha minha não é dessas!”


E isto é tudo suave, é o dia-a-dia, as meninas e os meninos vão à escola, todos, são todos amados pelos pais, todos, apenas as mensagens são subliminares, sem saberem que as são.

Eu sou Mulher… recebo mais nãos que sins, aprendo a fazer tarefas para agradar aos outros, aos namorados, aos maridos e menos  para me valorizar como ser humano como pessoa…

Até que um dia, me revolto e faço um disparate e me porto mal, já não sou uma menina, e tenho olhos de gato e salto o muro… e aí oiço a frase fatal, como uma faca “Antes tivesses nascido Homem, peste malina!

Foto de Jean-Paul Bourdier

Comentários

  1. Brutal <3 no meu mundo, conforta me termo nos umas às outras <3 Peace <3

    ResponderEliminar

Enviar um comentário