Hoje fala-se de Sexo


Sou professora do ensino secundário. E. para quem não sabe, temos na escola um programa emanado no ME que se chama Plano Sexual da Turma (Educação Sexual em Meio Escolar), com temas adequados (mais ou menos, enfim) para cada ano, e propostas (adequadas, enfim) para cada ano lectivo. Alguns professores, cheios de boa vontade lá se oferecem para dar esses temas nas suas aulas, sejam eles professores de biologia, de música, de artes plásticas, de química ou de português como eu.

 Reconheço que não é um tema fácil para os professores abordarem na escola. 

Toda a gente pensa que os adolescentes sabem tudo sobre sexo, mas aviso-vos já, que não sabem nada. 

Aliás, os adultos também sabem pouco, embora as revistas cor de rosa que povoam os quiosques e papelarias estejam repletas de artigos de “Como atingir orgasmos múltiplos em 10 minutos” “Ou como apimentar a sua relação” “ou qual a melhor posição sexual para atingir o clímax”.. E outra pérolas, como se o acto amoroso fosse um número de malabarismo circense. Mas adiante, que deste assunto se falará em crónicas futuras.

Aqui a vossa amiga (que fez  formação académica no tema) oferece-se sempre para dar as referidas aulas do Plano Sexual, e alguns professores arrepiam-se muito, mas a maioria fica muito aliviada. Faço uma reunião com os Pais dos alunos e explico o que vou abordar com os filhos e educandos deles, pergunto se estão de acordo, se têm algum problema que eu aborde os temas e as respostas são sempre estas:
– “ Por favor, professora, explique, explique tudo, é um favor que nos faz, eles precisam de saber!” (O que me leva a crer que os pais também não sabem lá muito bem como abordar a questão da sexualidade humana com os meninos.)

Bem. Um dia vos explicarei o que se passa nessas 5 ou 6 aulas em que traço um plano de acção e abordo de acordo com a turma algumas questões da sexualidade humana (de acordo com a idade e características da turma). Num desses anos, na aula a seguir a terminar o plano, entrei na sala e disse á turma:

- “Bem, terminou o plano do tema da Educação Sexual, agora vamos voltar ao programa de português” (que devia ser orações subordinadas, ou conjunções, ou o Sermão de santo António ao Peixes, algo assim) e uma menina diz… -“Não por favor, vamos voltar ao tema…”

- “Mas queres voltar ao tema da Educação Sexual?” - Pergunto eu.

- “Não, diz a menina, Vamos falar da Vida, professora!”

É isto. É isto que os jovens precisam. Falar da vida, perceber o que é isto da vida onde estão a entrar, a vida adulta que é tão difícil para eles, que passam de repente de brincar com bonecas para um mundo adulto e confuso, que lhes passa tantas mensagens contraditórias.  




O sexo, a educação sexual é a educação para a sensualidade, para o respeito pelos outros, para a relação com os outros, é a educação para o amor, para a vida. A Educação sexual é a educação para os afectos, para o despertar da identidade de cada um, para o reconhecimento da personalidade de cada um e o despertar a consciência da aceitação, do amor e do respeito por si e pelos outros seres humanos. É saber dizer não e saber dizer sim. O Sexo é o amor em consciência.  

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Excelente tema, infelizmente tão pouco falado em casa e nas escolas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Helena. Vou voltar a este tema muitas vezes. Vou abordá-lo para os jovens e para os pais. A educação sexual faz parte da vida, faz parte da educação do ser humano como um todo, só assim Homens e Mulheres se respeitarão mutuamente, se se compreenderem e se souberem amar.

      Eliminar
  3. Costumo dizer aos meus filhos e sobrinhos nesta matéria que, para além da biologia, saúde e "performance", a sexualidade mexe com as nossas emoções. E estas podem ser tão diferentes como amor, desapego, pertença, paixão, amizade, "química", incerteza, reconhecimento, afecto, solidão, estima, risco. Ter vontade e consciência do acto e do que ele envolve para o próprio e para o parceiro é essencial. Ambos se devem certificar que estão "a jogar limpo", que não mentem a si próprios nem ao outro. E termino sempre dizendo que o acto sexual com amor é superior, inigualável e mágico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Acto sexual com Amor é sublime e mágico comentador anónimo, obrigada. A Grande questão que se coloca aos nossos jovens reside na enorme confusão em que os adultos também se encontram. Nunca se falou tanto de sexo como nos nossos dias (revistas, telenovelas, televisão, anúncios) e o acto sexual aparece apenas como uma performance em que cada um tem de mostrar os seus atributos estereotipados por artigos de revistas cor-de-rosa ou ainda noutro registo - a pornografia que os jovens vêem. Os adultos estão confusos com toda esta informação, porque é tão falsa como os produtos anunciados para emagrecer 10 quilos em duas semanas. E os jovens têm o corpo em transformação, hormonas por todo o lado a transmitir-lhes sensações que eles nem sempre percebem e sentimentos e emoções que não conseguem identificar. O Amor e o Sexo estão ligados, sim senhor. Mas mais do que tudo, é a ternura, é o afecto, é o riso, é o choro, é o ouvir está tudo bem, tu és normal, vais crescer, agora dói, mas todos os jovens precisam de alguém que lhes dê a mão para passarem esta ponte da adolescência. Eles sobrevivem, mas por vezes ficam grandes cicatrizes, invisíveis.

      Eliminar

Enviar um comentário